UM CAPPUCCINO VERMELHO


O ENREDO

As pessoas que conhecem Ricardo Neves dividem-se em dois grupos: os que o conhecem como autor de policiais e os que o conhecem como assassino profissional.

Ricardo sempre cuidou para que estas duas facetas da sua vida não misturassem. Até ao dia em que recebe uma lista de alvos que está demasiado próxima do seu mundo de escritor. A colisão torna-se inevitável e Ricardo não tem como a impedir.

:::::::::::::::::

João Martins é um escritor com prazos para cumprir e sem ideias para desenvolver. Até que tem a ideia de escrever sobre um escritor que é também assassino profissional.

A surpresa acontece quando pessoas à sua volta começam a morrer tal e qual ele descreve no seu livro. A dúvida surge de imediato: estarão as mortes a acontecer porque ele as escreve ou será ele um mero narrador de eventos predestinados a acontecer?

A BASE
Um Cappuccino Vermelho foi o meu primeiro romance escrito e publicado. Apesar do tempo que passou desde a sua primeira versão, continuará a ocupar um lugar muito especial na minha vida pois ensinou-me a diferença entre querer escrever um livro e escrevê-lo de facto. Até aí só escrevera histórias de curta dimensão e a ideia de trabalhar num romance tinha o seu quê de assustador.

Por diversas razões, incluindo falta de oportunidade e alguma preguiça, este livro só foi publicado passados dez anos da sua primeira versão. Todavia, existem substanciais diferenças entre uma história e outra.

Uma das razões que levou à existência de uma segunda versão surgiu no decorrer da escrita do meu segundo romance A IMAGEM. A certa altura da história, dei por mim a ir buscar Ricardo Neves, um dos protagonistas de Um Cappuccino Vermelho para protagonizar uma cena. Foi então que pensei “Porquê ir buscar só um? O que é que este personagem tem para contar que os outros não têm?”

Comecei a pensar nisso e concluí que seria possível estabelecer uma relação entre estes dois romances, complementando-os entre si. O problema era que, por muito que a ideia me atraísse, teria de rever e reescrever Um Cappuccino Vermelho de modo a aproximá-lo mais de A IMAGEM.

Tenho de confessar que a ideia de ir buscar Ricardo Neves e João Dias Martins e outros personagens de Um Cappuccino Vermelho não foi assim tão acidental quanto eu afirmo. A verdade é que eu gosto de cruzar histórias. Colocar protagonistas de um romance como personagens secundárias num outro. E isto não se limita a trabalhos em prosa. Existe uma relação entre Um Cappuccino Vermelho, o meu primeiro romance e O Atraso, a minha primeira curta-metragem, conforme a imagem abaixo o comprova. Spoiler alert:

Pode ficar a conhecer mais deste livro aqui.

E não se esqueça. Se gostou deste artigo, partilhe-o e/ou deixe o seu comentário. Será bem vindo.

Anúncios

Sobre Joel G. Gomes

Escritor, guionista e cronista. Autor dos romances "Um Cappuccino Vermelho" e "A Imagem". Autor do livro 'Um Cappuccino Vermelho'. Guionista das curtas-metragens 'O Atraso' (realizada por David Rebordão) e 'A Chamada' (realizada por Vasco Rosa). Cronista regular nos jornais O Rio, Jornal do Barreiro, O Primeiro de Janeiro, Jornal da Bairrada e, menos regularmente, nos jornais Voz da Póvoa e Jornal do Alto Alentejo.
Esta entrada foi publicada em Romance com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

4 respostas a UM CAPPUCCINO VERMELHO

  1. Pingback: O ATRASO | ângulo obtuso

  2. Pingback: A VOZ | ângulo obtuso

  3. Pingback: A IMAGEM | ângulo obtuso

  4. Pingback: A IMAGEM – um excerto | ângulo obtuso

Muito obrigado pelo seu comentário. Note que esta é uma mensagem automática, por isso estou a agradecer um pouco às cegas. Quero acreditar que o bom gosto que o/a trouxe aqui se estende à qualidade do seu discurso.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s